Já há solução para o metro Mondego

O Governo apresentou à Comissão Europeia uma solução para o Sistema de Mobilidade do Metro Mondego definida pelo ministro Poiares Maduro como "metropolitana rodoviária" e que pode levar à autorização de financiamento através de fundos europeus.

O ministro Poiares Maduro revelou à agência Lusa que a solução foi apresentada na semana passada á Comissão Europeia, com base numa proposta do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Sem querer entrar em detalhes sobre a solução, Poiares Maduro apelidou-a de "metropolitana rodoviária", garantindo que não se trata de um normal autocarro elétrico: "É uma coisa diferente, as pessoas julgam que é um autocarro normal e não é. Do ponto de vista de funcionamento e de acessibilidade para as pessoas não é diferente do metro", frisou.

Por outro lado, o ministro sublinhou que uma das conclusões preliminares aponta para que seja incluída na solução final a zona urbana de Coimbra, e não só a ligação entre aquela cidade e os municípios de Miranda do Corvo e Lousã, "para garantir a sustentabilidade global do projeto" do Metro Mondego.

Poiares Maduro garante que a solução para o Metro Mondego aproveita o investimento que já foi gasto no projeto, admitindo que só assim se pode convencer a União Europeia a enviar mais fundos para a região.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de