Min. Justiça: Denúncias de crianças desaparecidas devem ser feitas o mais rápido possível

Para Paula Teixeira da Cruz, é uma má prática esperar 24 ou 48 horas até à denúncia às autoridades. O tema das crianças desaparecidas e exploradas sexualmente está cada vez mais na ordem do dia e está integrado no fenómeno mais vasto do tráfico de seres humanos.

A Ministra da Justiça revelou números que classifica de absolutamente preocupantes. Em Portugal, entre 2010 e 2012, foram reportados mais de quatro mil desaparecimentos de crianças em cada ano.

Paula Teixeira da Cruz admite que o desaparecimento de crianças pode ocorrer por diversas causas, com diferentes intervenientes, em contexto nacional ou internacional, mas está cada vez mais associado à questão do tráfico de seres humanos.

Números absolutamente preocupantes, na análise da ministra, uma vez que, em média, desaparecem em Portugal onze crianças por dia.

No caso português, a maior parte dos desaparecimentos de crianças até aos 9 anos tem a ver com raptos parentais. Entre os 13 e os 18, estão relacionados com resultados escolares.

Para a ministra, uma prática que tem de mudar é o tempo de denúncia.

«Faço um apelo muito claro: assim que há o desaparecimento de uma criança, não se espere por um minuto. É imediatamente denunciado.», disse.

O sistema de alerta rápido de menores é determinante e o Governo vai apostar na prevenção dos desaparecimentos, desde logo através de campanhas de informação para promover as denúncias imediatas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de