Durante a audição da ministra na comissão Parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, Paula Teixeira da Cruz reconheceu que o sistema informático da PJ tem de ser rapidamente resolvido.
No entanto, a ministra da Justiça garantiu que esses problemas não colocam em causa o sigilo das investigações em curso.
«É evidente que o sistema informático da PJ não está nas melhores condições. Mas as plataformas não ameaçam risco nenhum. Mais, no âmbito do plano de ação para a sociedade de informação está naturalmente a ser incluída essa realidade. Há um despacho conjunto publicado em que reúne todos os operadores judiciários para fazerem o plano de ação para a sociedade de informação, tal como recomendam as boas práticas internacionais», reconheceu.
Ainda durante a audição, Paula Teixeira da Cruz ouviu o PS acusar o Governo de estar surdo às propostas da oposição e de não procurar entendimentos na área da Justiça. Acusações que a ministra rejeitou.
Paula Teixeira da Cruz prometeu ainda para breve a nova proposta legislativa do enriquecimento ilícito. Depois de ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional, a ministra diz que o gabinete de juristas está a estudar o que tem de ser alterado porque «o Governo não vai deixar cair nem por nada» esta legislação.