«A pretensão dos capitães de Abril, representados pela Associação 25 de Abril, de falar na sessão solene do 25 de Abril tornou-se um facto público que a Assembleia da República deve apreciar, em tempo útil», argumenta o líder da bancada do PS, Alberto Martins, numa carta dirigida à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Na carta, o grupo parlamentar do PS solicita a Assunção Esteves a «convocação de reunião, ou conferência de líderes, com os representantes dos diversos grupos parlamentares, com vista ao acompanhamento das comemorações do 25 de Abril».
A próxima conferência de líderes ordinária está marcada para 23 de abril, dois dias antes da sessão solene na Assembleia da República.
O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, anunciou na quinta-feira que a associação estará ausente da sessão solene do 25 de Abril no parlamento, depois de a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, ter afastado a hipótese de os militares de Abril usarem da palavra no plenário, que tinham imposto como condição para voltarem a comparecer na cerimónia.