- Comentar
Jerónimo de Sousa foi o primeiro líder partidário a reconhecer a derrota eleitoral. Numa altura em que ainda se contavam votos, o secretário-geral comunista, lamentava a perda "significativa" de deputados.
"O resultado obtido pela CDU nas eleições traduz uma quebra eleitoral com significativas perdas de deputados", lamentou. A CDU falha a eleição de deputados importantes no quadro do parlamento, como António Filipe, vice-presidente da Assembleia da República, e João Oliveira, dirigente do PCP e cabeça de lista por Évora. Além disso, a bancada da CDU perde a representação institucional dos deputados do PEV, como José Ferreira.
"Neste quadro mais difícil, a CDU reafirma a sua determinação de prosseguir e intensificar em defesa dos trabalhadores e do povo", acrescentou Jerónimo de Sousa, sublinhando depois, em resposta à TSF, que ainda não tinha falado com o secretário-geral socialista.
"Não falei com António Costa. Falarei quando for possível", disse, salientando que "a convergência não é uma palavra maldita".

Leia também:
Tudo sobre a noite eleitoral: PS conquista maioria absoluta. Consulte os resultados
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
CONSULTE AQUI TODOS OS RESULTADOS ELEITORAIS