- Comentar
O Presidente da República avisou este domingo os jovens para não confiarem nos decisores e lutarem por si contra as alterações climáticas e pelos oceanos, embora admitindo que há exceções e deixando elogios ao secretário-geral das Nações Unidas.
Relacionados
Marcelo destaca papel pioneiro de Portugal nas energias renováveis
BE quer compromissos do Governo sobre oceanos já e critica ministro da Economia
História, economia e clima. "Oceanos são um grande desafio para Portugal"
Marcelo Rebelo de Sousa discursava na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022 (UNOC - United Nations Ocean Conference), que decorre na praia do Carcavelos (concelho de Cascais), e na qual participa também António Guterres.
"Têm de lutar por vocês, não confiem nos decisores, há exceções, há alguns que serão sempre os vossos maiores aliados, mas não a maioria", disse, apontando o secretário-geral das Nações Unidas como uma das vozes "muito vocal e muito forte" neste campo.
O Presidente da República deixou, por isso, um conselho aos cerca de 150 jovens de 30 países que participaram neste Fórum: "A única forma de ser mais forte é lutar por isso e não acreditar que alguém lute por vocês".
No final da sua curta intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda um convite, frisando que costuma nadar em praias como a de Carcavelos duas ou três vezes por semana.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Enquanto o secretário-geral da ONU dá entrevistas, convido-vos a ir ao banho comigo", desafiou.