António Costa venceu os debates. Esmagadora maioria jamais votaria em André Ventura

Na primeira grande sondagem, depois da ronda de debates e entrevistas das últimas duas semanas, o secretário-geral do PS sai claramente vencedor. André Silva, do PAN, surpreendeu, mas quase ninguém considera que tenha tido uma boa performance.

Tem sido um ritmo frenético. Debates dia sim, dia também. Entrevistas que se multiplicam nos jornais, nas rádios e nas televisões. Os líderes partidários dão tudo nesta pré-campanha, antes de arrancarem, oficialmente, para a estrada para duas semanas de campanha que arranca a 23 de setembro. E a primeira pergunta que importa fazer é esta: será que os portugueses estão a acompanhar tanto debate e tanta entrevista?

A resposta surge na mais recente sondagem da Pitagórica para a TSF e para o JN: 50% dos inquiridos assistiu a pelo menos um ou mais debates e entrevistas. Tantos quantos os que não o fizeram. Respondida que está esta questão, há uma outra que continua sem resposta: e quem se está a sair melhor?

38% dos inquiridos considera que António Costa foi o líder político com melhor desempenho, até agora. Mais do dobro dos que "votam" em Rui Rio (16%) como o político com melhor performance. Logo a seguir surge Catarina Martins, com 12% dos entrevistados a considerar que foi a líder partidária que esteve melhor. Cristas surge em quarto lugar (8%), Jerónimo vem logo a seguir (3%) e André Silva é claramente o político que, para os portugueses (1%), tiver pior prestação nos debates e nas entrevistas.

Isto, quando ainda faltam, pelo menos, quatro debates. Esta segunda-feira, Rui Rio e António Costa têm o seu primeiro frente a frente na SIC, TVI e RTP. Na próxima quarta-feira (dia 18), a partir das 10h, acontece o primeiro grande debate entre os líderes dos seis partidos com representação parlamentar, transmitido em simultâneo pela TSF, Renascença e Antena 1, dia 23, primeiro dia de campanha oficial, há o frente a frente decisivo entre Costa e Rio, também nestas três rádios e, à noite, a RTP transmite o último debate a seis.

Ou seja, ainda há muito para ouvir, para ver e para mostrar. Apesar das "primeiras impressões" que saíram desta primeira ronda de debates, a sondagem da Pitagórica revela que Catarina Martins e André Silva são líderes que mais estão a surpreender os eleitores mais pela positiva. Enquanto Rui Rio e Assunção Cristas estão claramente a desiludir.

Costa mantém firmeza de voto

Em setembro, António Costa continua a ser o líder com mais firmeza de voto, seguido de Rui Rio e de Catarina Martins. Em sentido contrário, Santana Lopes continua a ser o líder partidário em quem mais inquiridos rejeitam votar. Jerónimo de Sousa é o segundo com maior rejeição de voto e André Ventura o terceiro. Aliás, a grande maioria dos inquiridos (65%) afirma que jamais votaria em André Ventura.

Ficha técnica

A Sondagem foi realizada pela Pitagórica para a TSF e o JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com Eleições Legislativas.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 9 e 12 de setembro, foram recolhidas 605 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/-4,07% para um nível de confiança de 95,5%.

A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. A Taxa de resposta foi de 64,02% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa pode ser consultada online na Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados