Apesar do desgaste na governação, PS distancia-se do PSD

No mês em que o Governo e o primeiro-ministro tombam na avaliação positiva, o PS mantém 38,9% de intenções de voto. O PSD desce para os 24% e está mais distante dos socialistas. Liberais e PAN sobem.

O Executivo e António Costa baixam na pauta da avaliação mas é ainda no PS que 38,9% dos inquiridos mantêm a intenção de voto. A quinze pontos de distância está, agora, o PSD com 24%, uma descida (menos dois pontos) em relação ao mês passado, quando parecia recuperar terreno em relação ao PS.

Mesmo no campeonato da confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, apesar da queda, Costa (52%) está claramente à frente de Rui Rio que também desce (15%).

António Costa consegue 91% do apoio dos eleitores socialistas nesta sondagem, enquanto, no campo social-democrata, nesta sondagem, Rui Rio só reúne 46%, menos de metade do apoio. Comparando a prestação entre os diversos eleitorados, Rio só leva vantagem face a Costa junto dos social-democratas e do Chega. De resto, quem diz votar no Bloco, CDU; PAN e até os liberais escolhem António Costa.

Em terceiro e depois da convenção recente, o Bloco de Esquerda perde pouco mais de um ponto, está com 8% de intenções de voto. O Chega regista 7% ainda sem reflexo do congresso do último fim de semana. Sem alterações, também a CDU com 5,7%.

Em sexto lugar, outro dos novos partidos, a Iniciativa Liberal volta a subir e recolhe agora 5,2% de intenções de voto. O PAN sobe um ponto para os 3,7% e, no fim da tabela, o CDS também recupera e regista nesta sondagem 1,4%.

Na avaliação dos líderes partidários, apesar da queda registada, este mês, António Costa mantém-se como o melhor cotado, com 25 pontos positivos no balanço das notas recebidas.

Nesta tabela, destacam-se outros dois outros líderes em ascensão, que registam uma contabilidade zero, analisadas as avaliações positivas e negativas: Catarina Martins, do BE, e João Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal, ambos "empatam" as notas negativas e positivas, conseguindo ficar acima da linha de água. Todos os outros têm saldo negativo.

Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF-JN-DN, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a intenção de voto nas legislativas. O trabalho de campo decorreu entre 26 e 30 maio. Foram recolhidas 796 entrevistas, entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,40%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de José Almeida Ribeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de