Assunção Esteves diz que se deve decidir «contra» Conde Rodrigues

A presidente da AR considera que havendo dúvidas sobre a qualidade de Conde Rodrigues, se deve decidir contra essa candidatura. O PS quer ver essa argumentação por escrito.

Conde Rodrigues tem qualidade para ser candidato como jurista, mas a presidente da Assembleia da República (AR), Assunção Esteves, entende que há dúvidas que tenha qualidade como juiz de carreira.

«Em caso de dúvida, deve decidir-se a favor do rigor dos procedimentos e dos critérios. Logo, neste sentido, contra o candidato. Seria o contrário se se tratasse de um direito subjetivo. Aí tinha que se decidir a favor do candidato em caso de dúvida», referiu Assunção Esteves.

Isto porque o Parlamento tem que apresentar dois juízes de carreira e um jurista, que, no caso, é o nome apresentado pelo PSD.

O PS, pela voz do líder parlamentar Carlos Zorrinho, espera agora por escrito a fundamentação da presidente da Assembleia da República.

«Nós não queremos fazer disto uma novela. Queremos resolver rapidamente esta questão, mas queremos naturalmente ver a fundamentação por escrito porque a senhora presidente da Assembleia da República disse que tinha dúvidas. Nós não temos mas queremos ver a fundamentação», respondeu Carlos Zorrinho.

Só depois disso é que o PS está disponível a avançar com outro nome. Ainda assim, Assunção Esteves acredita que vai ser tudo decidido rapidamente.

«Estou com esperança que vamos ter tribunal a breve prazo. É a minha impressão psicológica», afirmou.

Outra impressão psicológica da presidente é que com isto o Parlamento não está a passar uma má imagem, já que, acrescenta: «Quanto mais amplo é o acordo, mais difícil se torna».

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de