Bloco Central pode ser necessário após eleições, diz Sampaio

Jorge Sampaio acredita que o Bloco Central pode ser uma realidade necessária depois das eleições. Em entrevista a publicar esta segunda-feira no Diário Económico, o antigo Presidente da República recorda os méritos do Bloco Central que governou Portugal entre 1983 e 1985 e admite que esta solução tem «mais solidez» do que outras soluções pós-eleitorais.

Jorge Sampaio diz que o Bloco Central «foi importante» para resolver a crise económica e financeira do país na década de 80 e recorda que o caminho encontrado para resolver os problemas dessa época «deve-se ao Bloco Central».

O ex-chefe de Estado defende, no entanto, que esta solução não deve ser confundida com o «bloco central de interesses», que seria «maléfico para a vida política, económica e social».

Na mesma entrevista ao Diário Económico, Jorge Sampaio classifica o programa do Governo de combate à crise como «sensato» e com apostas em «sectores de futuro». O antigo Presidente da República diz que «no imediato precisaria no entanto de ter noção de quais são os critérios para as pequenas e médias empresas». Sampaio defende que o país ganharia em conhecer esses critérios de distribuição de apoios e diz que «uma coisa é ter um critério com virtualidades no futuro, outra é espalhar dinheiro».

Jorge Sampaio defende ainda uma maior intervenção da Caixa Geral de Depósitos, como «elemento directo de apoio às pequenas e médias empresas que tenham viabilidade futura».  

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de