Centenas de populares nas ruas de Portalegre para comemorações do 10 Junho

As cerimónias tiveram início pelas 11h00, com o Presidente da República a passar em revista militares dos três ramos das Forças Armadas que se encontravam em parada na Avenida do Regimento das Forças Armadas, em Portalegre.

Centenas de pessoas, muitas delas munidas da bandeira nacional, assistiram, esta segunda-feira às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nas ruas, galerias, janelas e varandas dos prédios de Portalegre.

As cerimónias tiveram início pelas 11h00, com o Presidente da República a passar em revista militares dos três ramos das Forças Armadas que se encontravam em parada na Avenida do Regimento das Forças Armadas, em Portalegre.

Seguiu-se a Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate, marcada por um minuto de silêncio em memória dos que perderam a vida ao serviço da pátria.

Depois das honras militares, seguiram-se as intervenção do presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, o jornalista João Miguel Tavares, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do primeiro-ministro, António Costa.

Seguiram-se a cerimónia de Imposição de Condecorações Militares e o desfile das Forças em Parada. O Presidente da República condecorou as quatro Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro Africana (RCA) em missão ao serviço das Nações Unidas.

O Presidente da República atribuiu quatro medalhas de ouro de serviços distintos nos respetivos estandartes nacionais das primeiras quatro FND na República Centro-Africana - forças que estiveram em missões das Nações Unidas de estabilização multidimensional integradas (MINUSCA).

As comemorações do Dia de Portugal continuam esta segunda-feira à tarde em Cabo Verde. Marcelo Rebelo de Sousa viajará para a cidade da Praia com o primeiro-ministro, António Costa, e com o Presidente de Cabo Verde, onde falará perante representantes da comunidade portuguesa neste país, que é composta, no total, por cerca de 21 mil pessoas, dispersas por várias ilhas cabo-verdianas.

Em Cabo Verde, as comemorações terão lugar na cidade da Praia, na ilha de Santiago, e no Mindelo, na ilha de São Vicente, onde Presidente da República e primeiro-ministro terão uma agenda intensa, na terça-feira.

O programa no Mindelo inclui uma visita a uma exposição de arte contemporânea, um passeio a pé e um convívio com jovens desportistas na companhia do futebolista Eliseu, ex-jogador do Benfica, que integrou a seleção nacional campeã da Europa em 2016 e que tem dupla nacionalidade, portuguesa e cabo-verdiana. No Mindelo, haverá ainda um almoço com autoridades locais numa fragata da Marinha Portuguesa e um desfile militar das Forças Armadas de Cabo Verde que integrará uma representação de Portugal.

As comemorações do Dia de Portugal terminam com uma receção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, na terça-feira ao fim do dia.

As comemorações do 10 de Junho começaram no domingo, no centro da cidade de Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional - ocasião em que o chefe de Estado aproveitou para defender que o 10 de Junho é em primeiro lugar uma efeméride que celebra "o culto da pátria", frisando que o país cultiva o seu passado, mas é um projeto virado para o futuro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de