- Comentar
O Chega pediu ao presidente da Assembleia da República para reservar o dia 8 de março para um debate, no Parlamento, sobre o tema dos abusos sexuais, dentro e fora da Igreja Católica.
Relacionados
"Há lições a tirar." Costa assume choque perante relatório de abusos sexuais na igreja
Mudança legislativa sobre abusos sexuais de crianças pronta até "meio do ano"
Marcelo diz que Igreja tem de "mudar de vida" e agir "rapidamente e exemplarmente"
André Ventura defende que é urgente resolver a questão do aumento do prazo de prescrição destes crimes - sublinhando que existe um consenso entre os partidos para alargar o prazo para os 30 anos, como foi proposto pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja.
O presidente do Chega espera que possa ser aprovada, "dia 8 [de março], uma iniciativa legislativa, seja de que partido for, a aumentar os prazos de prescrição para estes crimes", mas também que seja discutida a necessidade de investigar mais alguma situação, "a par dos casos com a Igreja".
"O Parlamento tem de decidir se vale a pena abrir uma comissão de inquérito sobre isto, sobre alguns dos casos de abusos sexuais, ou se devemos simplesmente mudar a lei. Em todo o caso, penso que é importante o Parlamento pronunciar-se", defendeu o líder do Chega, esta terça-feira, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República.
André Ventura propõe, por isso, a Augusto Santos Silva que aceite a realização de um debate "com a presença do Governo, com a presença de todos os partidos", e "com toda a ordem do dia" marcada por este tema.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias