- Comentar
O primeiro-ministro advertiu esta quinta-feira, em Bucareste, que o "desafio global" representado pela Rússia em termos de segurança coletiva coloca-se na fronteira leste europeia, mas também se estende ao próprio continente africano.
Relacionados
Portugal favorável a entrada da Roménia no espaço Schengen. Costa anuncia acordo na área da defesa
Portugal "tem capacidade" para manter e até reforçar presença militar no leste da Europa
Costa afirma que militares portugueses na Roménia estão em missão de defesa da paz
Esta posição de António Costa foi transmitida em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo romeno, Nicolae Ciucâ, após os dois países terem assinado um acordo de cooperação na área da Defesa.
Na resposta a uma questão colocada por uma jornalista romena sobre a presença militar portuguesa na Europa de Leste, António Costa sustentou que "Portugal tem um vasto compromisso com a NATO, com a União Europeia e com as Nações Unidas de utilização das forças nacionais destacadas em diferentes territórios".

Leia também:
Rússia expulsa portugueses da embaixada. Finlândia não quer bases da NATO
"Designadamente com as Nações Unidas e União Europeia, temos missões em vários países africanos. E é muito importante não ignorar que o desafio global que a Rússia representa se coloca na fronteira europeia do flanco leste, mas também no continente africano", apontou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Entre as missões militares em que Portugal participa no continente africano, a da República Centro Africana, que o primeiro-ministro visitou em dezembro passado, é considerada uma das mais problemáticas.
No caso da Europa, António Costa destacou as missões militares nacionais nos países bálticos e também na Roménia".
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA