- Comentar
Pouco depois de Isabel Rodrigues ser empossada como secretária de Estado da Igualdade e Migrações, esta segunda-feira, António Costa pediu aos jornalistas "um pouco de respeito" e que deixassem de especular sobre o estado de saúde da secretária de Estado exonerada, Sara Guerreiro.
Relacionados
Marcelo reage a saída do Governo: "Questão pessoal de força maior"
Do parlamento açoriano a secretária de Estado da Igualdade e Migrações. Quem é Isabel Rodrigues
Secretária de Estado da Igualdade e Migrações pede para sair do Governo. Já há substituta
"As pessoas não deixam de ser seres humanos por serem membros do Governo e, como todos, correm o risco de ter problemas na sua vida pessoal e de saúde. Senti-me envergonhado com o que ouvi, em especial de uma certa televisão, horas infindáveis a especular. O mínimo que se pede em momentos difíceis e dolorosos da vida das pessoas é que haja respeito. Um dia acontece a um membro do Governo, noutro dia acontece a qualquer ser humano e a qualquer um deles o que se exige é respeito", explicou Costa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, empossou Isabel Rodrigues nas funções de secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, em substituição de Sara Guerreiro, durante uma breve cerimónia realizada no Palácio de Belém.
Ouça as declarações de António Costa na cerimónia de posse da nova secretária de Estado.
Estiveram presentes na cerimónia de posse, que durou menos de dois minutos, o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que neste XXIII Governo Constitucional tutela as áreas da Igualdade e das Migrações.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A cerimónia de posse começou pelas 19h52, com um atraso de 22 minutos, tendo o primeiro-ministro chegado ao Palácio de Belém pelas 19h28. Oito minutos antes de António Costa tinha entrado no Palácio de Belém a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a secretária de Estado cessante, Sara Guerreiro, e a nova titular do cargo, Isabel Rodrigues.
Esta é a primeira substituição no XXIII Governo Constitucional e acontece 33 dias depois desta executivo ter sido empossado pelo chefe de Estado.

Leia também:
Secretária de Estado da Igualdade e Migrações pede para sair do Governo. Já há substituta
Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que a mudança ocorre "a pedido da própria" Sara Guerreiro e "por motivos de doença".
Em declarações aos jornalistas, pouco depois de ter sido comunicada formalmente esta substituição, o Presidente da República esclareceu que a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações deixou as funções "por razão pessoal de força maior" e que "não há nenhuma razão política".
Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que esta saída do Governo não tem "nada" a ver com a polémica sobre o acolhimento de refugiados ucranianos, "é por uma razão pessoal, não há nenhuma razão política".
"Foi uma substituição imediata porque, como o senhor primeiro-ministro [António Costa], aliás, me fez saber, e eu percebi, é um pelouro hoje muito importante, ainda mais importante do que nunca, por causa dos refugiados vindos da Ucrânia. Portanto, houve que proceder imediatamente à assinatura da exoneração e à assinatura da nomeação", justificou.

Leia também:
Do parlamento açoriano a secretária de Estado da Igualdade e Migrações. Quem é Isabel Rodrigues
Isabel Rodrigues, a nova secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, de 57 anos, tem assumido as funções de deputada na Assembleia da República desde 2019.
Nas últimas eleições legislativas, em 30 de janeiro, Isabel Rodrigues candidatou-se em terceiro lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral dos Açores e teve assim entrada direta como deputada na Assembleia da República.
Isabel Rodrigues desempenhava as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Licenciada em Direito, advogada de profissão, Isabel Rodrigues desempenhou já as funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, foi secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Já Sara Guerreiro, que esta segunda-feira cessou funções no Governo, é natural de Lisboa, mestre em Direito, tendo uma pós-graduação em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Advogada, assessora jurídica e consultora internacional, trabalhou em projetos de capacitação profissional nas áreas de direitos humanos, proteção da criança, e boa governação. Esteve em agências das Nações Unidas nos Estados Unidos, Guiné-Bissau e Timor-Leste, designadamente na UNICEF, Nações Unidas Mulheres, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), bem como no Banco Mundial.
Foi assessora Jurídica do Ministério da Educação de Timor-Leste e oficial da Marinha Portuguesa entre 1998 e 2004.