Novo Governo toma posse no sábado de manhã

Marcelo Rebelo de Sousa fez revelação aos jornalistas no Centro de Congressos do Estoril.

O novo Governo, liderado por António Costa, deverá tomar posse no sábado, às 10h30, apurou a TSF. A revelação foi feita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Centro de Congressos do Estoril, quando foi questionado sobre se sentia orgulho ou receio por ter autorizado um Governo que é o maior da história da democracia em Portugal.

"Não comento esse tipo de questões. Recebo os nomes. Com os elementos disponíveis considerei que devia aceitar os nomes todos, deveria nomeá-los e assim lhes vou dar posse no sábado. É uma escolha de cada primeiro-ministro", revelou Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais tarde, no site da presidência, o dia e a hora para a cerimónia de tomada de posse do XXII Governo Constitucional, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foram confirmados.

No dia seguinte às eleições legislativas, o Presidente afirmou ter alguma urgência em indigitar o primeiro-ministro e formar Governo devido à realização de "um Conselho Europeu muito importante para discutir o Brexit" antes do dia 31 de outubro. Apesar de o processo não ter sido tão rápido como gostaria, Marcelo sublinhou que foram cumpridos todos os prazos.

"É um direito. Num Estado de direito democrático aqueles que concorrem às eleições têm o direito de reclamar. Isso leva a que seja necessário tempo. Há depois cerca de 48 horas para os partidos políticos mais concorrentes dizerem o que têm para dizer. Meteu-se o fim de semana pelo meio e o Tribunal Constitucional hoje decidiu. Pediu-se exatamente aquilo que, em termos de prazos, está previsto pela lei", acrescentou o Presidente da República.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados