- Comentar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, representa o início do processo de aplicação do "direito penal internacional" e recorda que até na guerra há regras a cumprir.
Relacionados
Ministro dos Negócios Estrangeiros saúda decisão do TPI de emitir mandado sobre Putin
Marcelo vai "esperar para ver" fundamentos do mandado de captura de Putin
Zelensky diz que mandado de captura de Putin é decisão "histórica"
"Sobretudo estando nós como estamos, perante um conflito com a dimensão deste, que resultou na invasão da Ucrânia pela Federação Russa e, depois, outros factos que lhe sucederam e que eu, não conhecendo os termos do processo, não devo julgar, mas que certamente dizem respeito à aplicação do direito penal internacional. Há regras também na guerra", defendeu Marcelo.
O Tribunal Penal Internacional emitiu esta sexta-feira um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

Leia também:
Zelensky diz que mandado de captura de Putin é decisão "histórica"
Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.