"Há um problema estrutural dos partidos." O Manifesto X de Pedro Duarte

O Manifesto X é uma plataforma cívica com dez metas para a próxima década, que conta com o apoio do antigo Presidente da República, Ramalho Eanes.

Pedro Duarte apresenta esta segunda-feira o "Manifesto X", um conjunto de ideias para todos os partidos e que quer ser uma alternativa aos populismos. O social-democrata crítico de Rui Rio foi entrevistado pelo jornalista Fernando Alves na Manhã TSF sobre esta plataforma cívica com dez metas para a próxima década que conta com o apoio do antigo Presidente da República, Ramalho Eanes.

"Há, evidentemente, um problema conjuntural na direita. Eu acho é que, depois, um problema estrutural dos partidos políticos tradicionais, em geral, e das propostas moderadas. Isso sim, é um problema mais grave. É aquilo que, enquanto 'Manifesto X', nós vamos tentar ultrapassar", adiantou.

O deputado e ex-líder da JSD sublinhou que falta uma visão estratégica para o país: "[O nosso objetivo] é apresentar uma proposta política que seja galvanizadora das pessoas e que, em certo sentido, seja a antítese de propostas mais radicais e que vivem, essencialmente, da revolta, da negação, da antítese. Nós queremos uma proposta positiva, construtiva, que mobilize as pessoas em torno de uma gigantesca oportunidade que o país vai ter nos próximos anos."

Questionado sobre o líder do PSD e o resultado do partido nas Eleições Europeias, o deputado Pedro Duarte disse que gostava de ver um sinal diferente por parte de Rui Rio, mas que deve ser o partido como um todo a agir.

"Tem de haver projetos que estão para além da liderança. Mesmo havendo indisponibilidade do líder de um determinado momento, por razões pessoais ou de outra natureza, eu acho que era muito importante que o PSD estivesse acima disso e pudesse manter uma certa cadência de pensamento político, de reflexão e de ação política que, de facto, mostrasse uma outra influência na vida política portuguesa", rematou.

* entrevista de Fernando Alves

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de