Política

PSD/Açores: Deputado regional Duarte Freitas assume candidatura à presidência

O líder parlamentar do PSD/Açores anunciou a intenção de se candidatar à presidência do partido na região, substituindo Berta Cabral, que se demitiu na segunda-feira na sequência da derrota nas últimas eleições regionais.

«Abriu-se um processo eleitoral para a liderança do partido. Após solitária e ponderada reflexão, decidi avançar como candidato a presidente do PSD/Açores», anunciou Duarte Freitas, num documento enviado à agência Lusa, frisando que não pretende ser líder do partido apenas por «dois ou quatro anos».

«Não será meramente o calendário eleitoral a balizar a minha ação e a condicionar as minhas decisões», assegurou, acrescentando que parte para este desafio «muito ciente das responsabilidades», mas também «com entusiasmo».

Neste documento, Duarte Freitas afirma ser «filho da geração fundadora do PPD e da Autonomia», defendendo que «os Açores precisam de um PSD forte, organizado, renovado e dinâmico».

Para o candidato à liderança dos social-democratas açorianos, «depois de 16 anos na oposição, o maior serviço que o PSD deve a si próprio e aos Açores é a sua renovação».

Natural da ilha do Pico, por onde foi cabeça de lista nas últimas eleições regionais de 14 de outubro, Duarte Freitas, além de líder parlamentar, preside também ao Gabinete de Estudos do PSD/Açores, cargo que assumiu depois de ter sido deputado no Parlamento Europeu.