- Comentar
O atual secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, vai desempenhar o cargo de ministro da Administração Interna no terceiro Governo chefiado por António Costa.
Relacionados
Costa escolhe Ana Catarina Mendes para ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
João Gomes Cravinho deixa a Defesa e é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros
Fernando Medina escolhido por Costa para ministro das Finanças
A proposta de nomeação de José Luís Carneiro para o lugar de ministro da Administração Interna consta de uma nota no portal da Presidência da República, divulgada após o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, ter aceitado hoje a lista de ministros do XXIII Governo Constitucional proposta por António Costa.
José Luís Carneiro sucede na pasta da Administração Interna a Francisca Van Dunem, que apenas assumiu funções nesta área no passado dia 04 de dezembro, em acumulação com a Justiça, substituindo então Eduardo Cabrita.

Leia também:
"Só posso partilhar da mesma irritação do Presidente." Conheça todos os nomes do novo Governo
"Número dois" da atual direção do PS desde 2019 e ex-presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro desempenhou as funções de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no primeiro Governo liderado por António Costa (2015/2019).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Após tomar posse como ministro da Administração Interna, o antigo líder da Federação do Porto dos socialistas vai abandonar as funções de secretário-geral adjunto do PS, já que este lugar partidário deve ser ocupado por um dirigente que não exerce funções governativas.
José Luís Carneiro, que chegou a ser apontado como candidato do PS à presidência da Câmara do Porto nas últimas eleições autárquicas, foi nas eleições legislativas de 30 de janeiro cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga.