- Comentar
A proposta de lista para a direção nacional do presidente do Chega foi chumbada este domingo pela segunda vez na II Convenção Nacional do partido nacional populista, em Évora.
Os delegados deram 219 ao "sim" e 121 ao "não", segundo os resultados proclamados pela Mesa da reunião magna, ou seja, a lista ficou aquém dos dois terços necessários previstos nos estatutos.

Leia também:
GNR entra na Convenção de Chega e identifica militantes sem máscara
Ainda antes do almoço, votaram 378 delegados do total de 510 inscritos, com 183 a apearem o rol de nomes apresentado por Ventura, mas 193 rejeitaram a lista para a direção nacional. Houve ainda um voto branco e um nulo.

Leia também:
Chumbada lista de André Ventura para a direção nacional do Chega
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ventura pediu a suspensão dos trabalhos para voltar a submetera a lista e a segunda votação terminou às 17h35.
Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional do partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível".
"A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional", estipula ainda o mesmo artigo.

Leia também:
Bastonária dos enfermeiros foi à Convenção do Chega "dar um beijo de amiga" a Ventura