Marcelo com nova equipa em Belém a "vigiar" milhões da "bazuca"

Marcelo Rebelo de Sousa conta com várias novidades na equipa que o vai acompanhar neste novo mandato.

O Presidente da República criou uma equipa para "vigiar" os milhões de euros da "bazuca" que vem de Bruxelas. O jornal Expresso adianta que Marcelo Rebelo de Sousa remodelou a equipa e foi buscar especialistas em várias áreas para manter uma vigilância apertada aos fundos europeus.

Para conselheiro principal, o Presidente da República escolheu Bernardo Pires de Lima. É especialista em Política Internacional, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e passa agora a ser, na nova equipa de Marcelo Rebelo de Sousa, responsável pela área política, agora renomeada para Área Estratégica e Prospetiva.

Dias antes da posse, o Presidente afirma ao Expresso que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai obrigar a um acompanhamento muito próximo. E estas mudanças, escreve o Expresso, são um sinal de que Marcelo Rebelo de Sousa quer manter uma vigilância apertada de todo o processo dos fundos de Bruxelas, porque, como já defendeu, o dinheiro da "bazuca" é de todos.

O novo mandato de Marcelo propõe dar atenção a temas como a pandemia, o plano de recuperação e a crise, mas também há espaço para a luta contra a corrupção, a igualdade de oportunidades, a ciência e a integração social.

Para isso, Belém apostou numa Casa Civil mais diversa, feminina e jovem. Destaque para a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, escolhida para a área da Integração e Inclusão Social, e para Patrícia Pereira, major da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Maria José Policarpo também entra na nova equipa, numa atenção do Presidente às Empresas e à Concertação social. Amélia Paiva, atual embaixadora de Portugal em Moçambique, vem dirigir a Assessoria Diplomática e, na Ciência, foram escolhidos nomes de peso: a astrobióloga Zita Martins e a médica Isabel Aldir.

Para chefiar a Casa Militar, o Presidente da República escolheu o vice-almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, o que faz de Marcelo Rebelo de Sousa o único Presidente a entregar o cargo aos três ramos das Forças Armadas, depois de ter tido um comandante da Força Aérea e um do Exército.

Da atual equipa, transitam para o segundo mandato: Isabel Alçada, na Educação; Pedro Mexia, na Cultura; Maria João Ruela, nos Assuntos Sociais; Nuno Sampaio, na Política; e Hélder Reis, nas Finanças e Orçamento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de