Marcelo fala em cimeira bilateral com Moçambique "não muito tempo depois" da posse do Governo português

A posse do novo Governo chefiado por António Costa está prevista para 29 de março.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta quinta-feira, em Maputo, que a próxima cimeira bilateral entre Portugal e Moçambique será "não muito tempo depois" da posse do novo Governo chefiado por António Costa.

Em declarações aos jornalistas, no fim de um encontro com Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nas instalações da Presidência da República de Moçambique, em Maputo, o chefe de Estado português considerou que este é "um momento de excelência" nas relações entre os dois países.

"Excelência antes mesmo da cimeira bilateral que virá a ocorrer não muito tempo depois de tomada a posse do Governo português", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Excelência em todas as áreas, excelência na área da cooperação económica e financeira, excelência na área da cooperação entre Estados -- e o programa estratégico de cooperação aprovado no final do ano passado é a melhor prova dessa excelência", acrescentou.

Antes, também Filipe Nyusi considerou que as relações entre Moçambique e Portugal "estão a atravessar um momento excelente" e saudou "o empenho dos dois governos na revisão e atualização do programa estratégico de cooperação, do programa-quadro de cooperação no domínio da defesa".

Referindo-se ao primeiro-ministro português, António Costa, o Presidente moçambicano declarou: "Quando tiver o seu Governo, acredito que estará em Moçambique para darmos andamento [à cooperação bilateral]".

A próxima cimeira bilateral entre Portugal e Moçambique esteve marcada para 4 e 5 de novembro do ano passado, mas foi adiada devido ao chumbo do Orçamento do Estado para 2022 que levou à dissolução do Parlamento português e à convocação de eleições legislativas antecipadas.

A posse do novo Governo chefiado por António Costa, na sequência das legislativas de 30 de janeiro, que o PS venceu com maioria absoluta, está prevista para 29 de março.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou esta manhã a Moçambique para uma visita oficial de quatro dias, a terceira que realiza a este país desde que assumiu a chefia do Estado português.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de