- Comentar
O Presidente da República apela à urgência de reunir esforços para recuperar e ultrapassar o impacto que a pandemia causou na área do cancro. Numa nota publicada no site da Presidência esta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é fundamental utilizar todos os recursos disponíveis para benefício dos cidadãos.
Relacionados
"Retrocedemos." Vão ser cinco anos de "cancros muito mais avançados" e grande aumento de mortalidade
Governo diz que diagnóstico precoce de doentes com cancro voltou em 2021 ao nível pré-pandemia
Pizarro admite que rastreio do cancro do colo do útero não recuperou desde a pandemia
A nota do chefe de Estado assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Além de se dizer próximo à causa, Marcelo Rebelo de Sousa escreve que "urge reunir esforços para recuperar e ultrapassar o impacto que a pandemia causou nesta área, e assim minorar o sofrimento de tantas pessoas e suas famílias".
"Hoje, mais do que nunca, vivem-se tempos de esperança, ao estarem ao alcance novas formas de prevenção, deteção e tratamento, sendo da responsabilidade de todos a utilização destes recursos em benefício das pessoas", pode ler-se na nota.
Na Manhã TSF, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, considerou que os doente oncológicos foram praticamente esquecidos durante os anos de pandemia, tendo ficado muitos novos cancros por diagnosticar. Vítor Veloso antecipa, por isso, que, nos próximos anos, haverá um grande aumento da mortalidade por cancro, bem como de deteção desta doença em estado já muito avançado.

Leia também:
"Retrocedemos." Vão ser cinco anos de "cancros muito mais avançados" e grande aumento de mortalidade
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias