Marcelo Rebelo de Sousa na cimeira sobre oceanos em França na sexta-feira

Com a Cimeira "Um oceano", em Brest, a França pretende impulsionar a agenda europeia e internacional para as questões marítimas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar numa cimeira internacional sobre os oceanos em Brest, França, na sexta-feira, organizada pela presidência francesa da União Europeia, antes de viajar para Paris.

De acordo com uma nota hoje publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, à chegada a Paris, na sexta-feira à noite, Marcelo Rebelo de Sousa terá um jantar oferecido pelo homólogo francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, por ocasião da abertura da "Temporada Portugal-França 2022".

Na cimeira de Brest, além do Presidente francês, a lista de chefes de Estado e de Governo presentes inclui os chefes de Estado do Egito, da Colômbia, de Chipre, do Gana, da Namíbia, da Tanzânia e das Seicheles e os primeiros-ministros da Croácia, da Irlanda, de Malta, da Noruega e de Marrocos.

Com a Cimeira "Um oceano", em Brest, a França pretende impulsionar a agenda europeia e internacional para as questões marítimas, em defesa da biodiversidade dos ecossistemas marinhos, ameaçados pela sobre-exploração, pela poluição e pelos efeitos das alterações climáticas.

A lista de participantes nesta cimeira inclui também, entre outros, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, e o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.

No sábado, em Paris, Marcelo Rebelo de Sousa estará na inauguração da instalação "As Três Graças", de Pedro Cabrita Reis, e num concerto da pianista Maria João Pires, acompanhada pela orquestra da Fundação Gulbenkian, no âmbito da "Temporada Portugal-França 2022".

Este programa de intercâmbio cultural foi acordado entre os Governos de Portugal e de França em 2018, mas o início foi adiado para fevereiro deste ano devido à pandemia da Covid-19.

A França exerce no primeiro semestre deste ano a presidência rotativa do Conselho da UE.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de