Marcelo infetado, mas assintomático. Aguarda resultado de novo teste

Presidente da República já respondeu a inquérito epidemiológico. Em nota publicada no site da Presidência adiantou ainda que fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM, "cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas".

Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à Covid-19, mas "está assintomático". Depois de um teste ter dado negativo no domingo, soube-se esta segunda-feira, às 21h40, que o teste PCR deu positivo, lê-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.

"O Presidente da República comunicou que estava infetado ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Saúde, Marta Temido. A trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático, na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico", indica a nota.

Após saber o resultado, Marcelo cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e pela audição dos partidos políticos, previstas para terça-feira.

Mais tarde, numa segunda nota publicada já perto da meia-noite no site da Presidência da República, soube-se que o Presidente da República respondeu entretanto ao inquérito epidemiológico do Delegado de Saúde e fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM, "cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas".

Primeiro-ministro já falou com Marcelo

No Twitter, o primeiro-ministro António Costa anunciou que já entrou em contacto com o Presidente para se "inteirar do seu estado de saúde".

"Tomei conhecimento do teste Covid19 positivo do Presidente da República. Já falámos ao telefone esta noite, pois quis inteirar-me do seu estado de saúde. Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação", escreveu António Costa.

Candidatos reagem no Twitter

Três candidatos presidenciais reagiram nas redes sociais à notícia do teste positivo de Marcelo Rebelo de Sousa em plena campanha presidencial.

Marisa Matias anunciou que contactou com o Presidente, lamentando que esteja infetado. A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda desejou rápidas melhoras ao chefe de Estado, que concorre às eleições de 24 de janeiro.

Tal como Marisa Matias, a socialista Ana Gomes também reagiu no Twitter, desejando um "rápido e franco restabelecimento" ao Presidente.

Tiago Mayan, apoiado pela Iniciativa Liberal, espera que Marcelo Rebelo de Sousa "não venha a desenvolver quaisquer sintomas da doença", desejando-lhe também uma rápida recuperação.

André Ventura em isolamento profilático

O candidato presidencial e deputado do Chega, André Ventura, está em isolamento profilático. Fonte da candidatura disse à TSF que André Ventura ficará em quarentena até fazer o teste e receber indicaçoes da DGS.

A mesma fonte indica ainda que todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações das autoridades de saúde.

João Ferreira aguarda recomendações da DGS

João Ferreira deseja as melhoras ao candidato e presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e fará o que disserem as autoridades de saúde. Nesta altura, quer "desejar-lhe uma pronta recuperação e que tudo corra pelo melhor", diz o candidato apoiado pelo PCP, que acrescenta que fará aquilo que lhe recomendarem as autoridades de saúde quanto a um possível confinamento, uma vez que João Ferreira contactou com Marcelo Rebelo de Sousa no debate do dia 4 de janeiro.

Tal como o candidato comunista, o candidato Vitorino Silva revela que irá também aguardar pelas recomendações das autoridades de saúde.

"Vou aguardar pelo contacto da Direção-Geral da Saúde (DGS). Estou bem. Estou tranquilo", disse Vitorino Silva, numa declaração citada pela Lusa.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de