- Comentar
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, acusou o líder eleito do PSD, Luís Montenegro, de se ter "colocado de fora" do processo de discussão sobre o novo aeroporto de Lisboa ao acusar o Governo de incompetência.
Relacionados
Novo aeroporto. PSD vai "coordenar posições" antes de falar com Governo
Marcelo espera que Costa lhe dê "contornos concretos" do novo aeroporto de Lisboa
Questionado, em entrevista à RTP, sobre porque é que o Governo não esperou para conversar com Montenegro - como Costa disse que iria fazer -, Pedro Nuno Santos assinalou que "houve várias declarações públicas a apelar ao consenso" e, do líder eleito, "a única coisa" que o executivo teve "foi uma declaração, aliás muito desagradável, em que a única coisa que disse foi que o Governo era incompetente e incapaz de decidir".

Leia também:
Novo aeroporto. Marcelo traça condições para a decisão e deixa recado sobre "escolhas" a Costa
O ministro defendeu que, com esta posição, Montenegro "colocou-se de fora e não aproveitou a oportunidade para se disponibilizar" para um consenso.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"As declarações que fez foram de alguém que se quis por de fora e nós tivemos de decidir", assinalou, rematando que "não é a primeira vez" que o PSD "faz isto".
"Se a liderança do PSD não tivesse alterado aquela que era a posição do PSD, o Montijo hoje estava em obras", garantiu.
O Governo decidiu uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa por avançar com o Montijo para estar em atividade no final de 2026 e Alcochete e, quando este estiver operacional, fechar o aeroporto Humberto Delgado.
No início do mês, o primeiro-ministro tinha dito que ia ouvir o novo presidente do PSD, Luís Montenegro, para decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa e a alta velocidade ferroviária, considerando essencial politicamente aproveitar a fase inicial dessa nova liderança.

Leia também:
Costa vai ouvir Montenegro sobre novo aeroporto e alta velocidade ferroviária