O Presidente da República diz que sabe bem quais são as suas competências e que estará sempre atento aos interesses do país. Esta foi a resposta de Cavaco Silva ao ministro Teixeira dos Santos, quando este afirmou que o Governo está agora «enfraquecido e que não tem legitimidade e credibilidade para pedir ajuda externa».
O responsável pela pasta das Finanças disse ainda que apenas Cavaco Silva tem condições para pedir esse apoio.
O Chefe de Estado, não quis responder, mas lembrou qual o papel que lhe cabe. Conforme está definido na Constituição, diz Cavaco Silva: «não cabe ao Presidente da República nem legislar nem governar».
Declarou ainda: «nesta fase devo evitar pronunciar-me sobre matérias que possam ser controversas entre os partidos políticos, mas irei acompanhar com muita atenção e muito cuidado a evolução da situação portuguesa».
Sobre a possibilidade de dar posse a um governo minoritário, caso esse seja o resultado das próximas eleições, Cavaco Silva responde que o seu pensamento sobre qual deve ser o perfil do próximo Executivo «ficou claramente definido no discurso» que fez ao país na quinta-feira.