- Comentar
O primeiro-ministro António Costa homenageou hoje a "memória dos que lutaram e contribuíram" para a restauração da independência de Portugal, apelando para a celebração da "soberania" e da "força da bandeira nacional", numa mensagem evocativa do 1.º de Dezembro.
Relacionados
Marcelo lembra portugueses de etnia cigana que "deram a vida pela independência"
Ministra da Defesa defende a proteção diária dos "ganhos da Restauração"
Partidos querem "respaldo constitucional" para criminalizar maus-tratos a animais
"Celebramos hoje a Restauração da Independência de Portugal, uma data que evoca a afirmação da nossa nação e da nossa soberania. Homenageamos a memória dos que lutaram e contribuíram para essa conquista", escreveu o primeiro-ministro numa mensagem na sua conta oficial na rede social Twitter.
"A reposição do feriado do 1.º de Dezembro, pelo simbolismo da data, é uma das medidas de que mais me orgulho ter tomado enquanto primeiro-ministro. Valorizemos a nossa História. Honremos a República. Celebremos a soberania e a força da nossa bandeira nacional", acrescentou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Por motivos de saúde, o primeiro-ministro não participou na sessão evocativa do Dia da Restauração, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, sendo o Governo representado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras.
A cerimónia é presidida pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e conta também com a participação do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Ribeiro e Castro.
O dia 1 de Dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.