Portugal e Espanha querem "densificar" relações entre União Europeia e América Latina

Primeiro-ministro António Costa escreveu no Twitter após uma reunião com o homólogo espanhol Pedro Sánchez.

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que acertou com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, que haverá uma coordenação de esforço diplomáticos entre Portugal e Espanha para densificar as relações entre a União Europeia e a América Latina.

Esta posição comum a Portugal e Espanha foi transmitida por António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter, após ter estado reunido com Pedro Sánchez, também líder dos socialistas espanhóis, à margem da XXVII Cimeira Ibero-Americana em Andorra.

António Costa referiu que teve "um bom" encontro com o chefe do Governo espanhol e que ficou acertada uma coordenação dos esforços diplomáticos dos dois países, "tendo em vista a densificação das relações entre a União Europeia e a América Latina".

"Relações que são prioritárias para Portugal e Espanha", acentuou o primeiro-ministro português.

Antes de se encontrar com Pedro Sánchez, António Costa disse aos jornalistas ao fim da manhã que a reunião com o primeiro-ministro de Espanha também visaria articular os planos de recuperação e resiliência dos dois países, especialmente em matérias ligadas aos programas transfronteiriços.

Ainda em relação a encontros bilaterais à margem da cimeira, o primeiro-ministro esteve também reunido com o chefe de Governo de Andorra, Xavier Espot.

"Assumimos hoje o compromisso de trabalhar no reforço dos laços culturais e na homologação dos títulos de formação profissional obtidos pela comunidade portuguesa em Andorra. No quadro da União Europeia, envidarei esforços para fazer chegar mais vacinas a Andorra", escreveu António Costa na rede social Twitter.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de