- Comentar
A deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos afirmou esta quarta-feira que o país está perante uma mudança de paradigma no controlo da Covid-19 e que, embora persistam ameaças, há agora condições para o levantamento de restrições.
Relacionados
PSD revê-se no alívio de medidas e sugere que se retirem máscaras antes de certificados
"Foram dois anos muito intensos." Marcelo agradece a especialistas, Marta Temido e Graça Freitas
Estas posições foram transmitidas por Maria Antónia Almeida Santos após mais uma reunião entre políticos e especialistas para análise da evolução da situação epidemiológica em Portugal no controlo e combate à Covid-19.
"Estamos em condições de aliviar restrições, embora sem deixar de monitorizar e vigiar", declarou, antes de elogiar o trabalho que tem sido desenvolvido pela Direção Geral da Saúde (DGS) ao longo de quase dois anos de pandemia.

Leia também:
Ministra admite "nova fase" no país. Vírus está "objetivamente endémico"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Perante os jornalistas, Maria Antónia Almeida Santos afirmou que "as notícias são muito animadoras".
"Assistimos a uma mudança de paradigma em que se deixou de estar numa situação de emergência em termos de saúde pública para se entrar numa situação de vigilância. Uma vigilância que se deve manter cuidada e rigorosa", declarou.
Segundo a dirigente socialista, há indicadores de que o vírus passou a "ser endémico" e, em resultado dessa mudança, haverá também "uma mudança ao nível das restrições que têm sido aplicadas ao longo destes quase dois anos" de Covid-19.