- Comentar
O PS aprovou a lista de deputados às eleições de 30 de janeiro, em reunião da comissão política nacional, com 83 por cento dos votos a favor. As escolhas de António Costa e das federações distritais são de continuidade, contam com 12 dos 19 ministros, mas há algumas mudanças.
Relacionados
Lista de deputados do PS. Carneiro fala em experiência "para dar suporte a um Governo estável"
"É absolutamente natural." Assis não está surpreendido por estar fora das listas do PS
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que nas eleições legislativas de 2019 concorreu por Lisboa, aparece como número dois na lista de Setúbal, que é encabeçada pela líder parlamentar Ana Catarina Mendes.
João Gomes Cravinho fica com o lugar de Eduardo Cabrita, antigo ministro da Administração Interna, que há dois anos concorreu e foi eleito por Setúbal, mas pediu para não fazer parte da lista socialista, depois da demissão do Governo.
Já em Lisboa, depois das críticas de alguns militantes, João Galamba é "despromovido" de décimo para 11º lugar, ultrapassado pelo atual deputado Marcos Perestrello. Fernando Medina aparece em quinto lugar, numa lista que é liderada por António Costa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Dos 19 ministros, sete são cabeças de lista. Costa chama elementos do Governo para lista de deputados
Em Lisboa, além de Medina, não há surpresas: Edite Estrela surge em segundo lugar, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está em terceiro.
Tal como já se esperava, Francisco Assis não é candidato a deputado na lista ao Porto, que é encabeçada pelo independente Alexandre Quintanilha, e conta com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes em terceiro.

Leia também:
"É absolutamente natural." Assis não está surpreendido por estar fora das listas do PS
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é o cabeça de lista pelo círculo fora da Europa, repetindo a nomeação de 2019.
Marta Temido e Lacerda Sales lideram distritos
António Lacerda Sales sobe de terceiro para primeiro na lista socialista em Leiria, tal como a TSF já tinha avançado, num reconhecimento pelo trabalho do secretário de Estado Adjunto e da Saúde ao longo da pandemia.
Em Leiria, o secretário de Estado Eurico Brilhante Dias, que em 2019 se candidatou em segundo lugar por Castelo Branco, surge no terceiro posto.

Leia também:
PS prepara lista de deputados. Mendes Godinho mantém-se na Guarda, Lacerda Sales sobe em Leiria
A ministra da Saúde Marta Temido lidera a lista de Coimbra, como avançou a TSF, e o deputado Tiago Estêvão Martins aparece em terceiro lugar, apesar da contestação na comissão política distrital, que decorreu na sexta-feira.
O presidente da concelhia de Coimbra, Carlos Cidade, foi proposto na quinta posição, lista que foi chumbada pelos militantes, e já não aparece na lista final.
A antiga secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, é o primeiro nome em Faro, tal como em 2019.
João Paulo Rebelo "despromovido" em Viseu
Já em Viseu, o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, é despromovido de terceiro para quarto lugar, num distrito que continua a ser liderado por João Nuno Gonçalves Azevedo.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai manter-se como cabeça de lista em Viana do Castelo, e Aveiro volta a ser liderado pelo possível sucessor de António Costa, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Leia também:
Marta Temido lidera lista do PS em Coimbra
Em Castelo Branco, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa é candidata a deputada pela primeira vez, e logo como cabeça de lista pelo círculo albicastrense. Na Guarda, a ministra do Trabalho Ana Mendes Godinho volta a ser a escolha de António Costa para primeiro lugar.
Alexandra Leitão, que lidera a pasta da Modernização do Estado e da Administração Pública, mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, que conta ainda com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Notícia atualizada às 00h29