Santos Silva afirma que SNS é um "tesouro" e uma "grande realização da democracia"

O presidente da Assembleia da República afirma que "a saúde dos portugueses melhorou significativamente" nos últimos 43 anos.

O presidente da Assembleia da República afirma que o parlamento, na diversidade das suas opiniões, vai empenhar-se em melhorar o Serviço Nacional de Saúde, que considerou um "tesouro" e uma das grandes realizações da democracia.

Esta posição de Augusto Santos Silva consta de uma mensagem vídeo divulgada esta quinta-feira na página oficial da Assembleia da República por ocasião do Dia do SNS.

"A Assembleia da República vai empenhar-se constantemente, na diversidade das suas correntes de opinião, na melhoria desse nosso tesouro que é o SNS", assegura o ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O presidente da Assembleia da República começa por assinalar que em 15 de setembro de 1979 o parlamento aprovou o SNS, defendendo, depois, que nos últimos 43 anos "a saúde dos portugueses melhorou significativamente".

Neste contexto, aponta dois exemplos: "A esperança de vida estava nos 71 anos no fim dos anos 70 e agora está nos 80 anos e a taxa de mortalidade infantil caiu de 26 por mil para 2,4 por mil".

"É evidente para toda a gente a contribuição absolutamente decisiva que o SNS teve e tem na melhoria destes indicadores de saúde e no progresso do bem-estar dos portugueses e das portuguesas", sustenta.

Em relação ao debate político em torno do funcionamento deste setor, Augusto Santos Silva salienta a existência de várias perspetivas.

"Pode-se discutir a melhor forma de ser financiado, organizado, gerido e de prestar os serviços que lhe compete prestar, mas uma coisa é certa: O SNS é uma das grandes realizações da democracia portuguesa e é um dos grandes fatores de unidade entre os portugueses", advoga.

Na sua mensagem, o presidente da Assembleia da República "agradece a todos os profissionais que "dia-a-dia fazem mexer, funcionar e desenvolver o SNS".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de