- Comentar
Depois de uma reunião com os principais bancos, através de uma videoconferência, Marcelo Rebelo de Sousa acredita que "a situação da banca pode merecer a confiança dos portugueses", tendo em conta as medidas tomadas pelo Governo e a iniciativa das entidades bancárias.
O Presidente da República garante que a banca "está a acompanhar, com muita atenção, a situação do país" e que "tomou iniciativas para além da aplicação das medidas aprovadas pelo Governo", sublinhando que o estado de espírito é de "grande mobilização no sentido de ajudar a economia portuguesa num período que será difícil".
Motivado, e sem querer especificar os compromissos pedidos aos bancos, Marcelo Rebelo de Sousa apela a que possam ser já colocadas "no terreno medidas tomadas pelo Governo", mas também as iniciativas que cada entidade pretende oferecer aos portugueses, entre elas "sugestões concretas para a vida dos portugueses".
O chefe de Estado realçou ainda que os bancos enalteceram a "maturidade revelada pelos portugueses no mês de março em certas preocupações na sua relação com a banca", que "recorreram a moratórias para terem alívio da sua situação financeira ou para fazer poupança para o futuro".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Esta terça-feira, Marcelo recebe o presidente da Associação Portuguesa de Bancos e o Governador do Banco de Portugal.