"Situação da banca pode merecer a confiança dos portugueses"

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece medidas do Governo e iniciativas dos bancos para assegurar que os portugueses podem manter confiança na banca.

Depois de uma reunião com os principais bancos, através de uma videoconferência, Marcelo Rebelo de Sousa acredita que "a situação da banca pode merecer a confiança dos portugueses", tendo em conta as medidas tomadas pelo Governo e a iniciativa das entidades bancárias.

O Presidente da República garante que a banca "está a acompanhar, com muita atenção, a situação do país" e que "tomou iniciativas para além da aplicação das medidas aprovadas pelo Governo", sublinhando que o estado de espírito é de "grande mobilização no sentido de ajudar a economia portuguesa num período que será difícil".

Motivado, e sem querer especificar os compromissos pedidos aos bancos, Marcelo Rebelo de Sousa apela a que possam ser já colocadas "no terreno medidas tomadas pelo Governo", mas também as iniciativas que cada entidade pretende oferecer aos portugueses, entre elas "sugestões concretas para a vida dos portugueses".

O chefe de Estado realçou ainda que os bancos enalteceram a "maturidade revelada pelos portugueses no mês de março em certas preocupações na sua relação com a banca", que "recorreram a moratórias para terem alívio da sua situação financeira ou para fazer poupança para o futuro".

Esta terça-feira, Marcelo recebe o presidente da Associação Portuguesa de Bancos e o Governador do Banco de Portugal.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de