O ministro da Presidência avisou que «cada dia que passa é um dia em que o PSD está a sinalizar que admite ser liderado pela irresponsabilidade do BE».
«Seria do interesse do país que o PSD esclarecesse rapidamente a sua posição, quando estamos confrontados com uma iniciativa que toda a gente já percebeu que envolve uma táctica de competição partidária entre BE e o PCP», disse Pedro Silva Pereira, acrescentando não perceber o tempo que o PSD precisa para tomar uma decisão sobre a moção de censura que o BE vai apresentar.
Também o ministro da Defesa, Augusto Santos Pereira, entende que «cada dia que passa sem uma resposta clara a essa questão é um dia em que o interesse do país fica prejudicado» naquilo que considera uma «aventura irresponsável do BE».
Para o socialista, o PSD está a perder «muito tempo» a tomar uma posição clara sobre a moção de censura que será discutida a 10 de Março.
Também o socialista António Vitorino defendeu que as forças políticas devem clarificar «rapidamente» a sua posição sobre a moção de censura do BE, advertindo que Portugal vive «um momento delicado e difícil» e pode ser penalizado pelos mercados.
«Os portugueses saberão sancionar aqueles que apostarem numa crise política», acrescentou Vitorino, que falava no Fórum "Defender Portugal", em Lisboa.