"Somos ciganos portugueses com muito orgulho." Ventura recebido em Serpa com protestos

No primeiro dia oficial da campanha presidencial do líder do Chega, meia centena de pessoas juntaram-se para protestar contra o racismo.

A única ação do primeiro dia oficial de campanha presidencial do líder do Chega, um comício em Serpa, está a ser marcada por insultos ao candidato e protestos veementes por parte de populares, a maioria de etnia cigana.

O deputado único do recém-formado partido da extrema-direita parlamentar tem visado esta comunidade étnica várias vezes, chegando mesmo a sugerir um confinamento específico destes cidadãos portugueses durante a pandemia de Covid-19.

À porta do cineteatro de Serpa, cerca de 50 pessoas empunharam cartazes, gritaram palavras de ordem e recorreram a buzinas para expressar o seu desacordo com as ideias defendidas por Ventura.

Em declarações à TSF, alguns manifestantes atiraram-se a André Ventura. "Estamos aqui todos os unidos para retirarmos este partido que nunca devia ter nascido. Somos ciganos portugueses e com muito orgulho. Somos como todos os cidadãos em Portugal. Não ao racismo", gritaram.

"Alentejo, terra da Liberdade", "Não queremos RSI (Rendimento Social de Inserção), mas trabalho", "Facho!" ou "Zeca, obrigaram-me a vir para a rua" foram algumas das inscrições nas tarjas e cartazes improvisados.

A guardar a distância de segurança, antes da chegada do dirigente nacional-populista, estão cerca de dezena e meia de agentes da Guarda Nacional Republicana.

Segundo a mandatária regional da candidatura de Ventura, houve ameaças através de redes sociais na véspera, além de a autarquia, dirigida pela CDU (PCP e "Os Verdes"), ter autorizado a pequena manifestação, que contava com uma aparelhagem sonora a transmitir canções de intervenção.

"Ele é muito racista e anda fazendo racismo contra os ciganos. Os ciganos não gostam disso. Os meus pais não o suportam, falam muito mal dele, é um Hitler!", disse à agência Lusa o pequeno Nicodemos, 12 anos, ladeado pelo irmão Netaniel, de 11, ambos do outro lado da rua, em frente ao cineteatro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de