"Uma vergonha!" Esquerda critica Governo por dar palco a Pompeo e Netanyahu

Bloco de Esquerda e PCP lembram a "triste" Cimeira das Lajes no tempo de Durão Barroso e consideram que o Governo socialista "fica mal na fotografia".

A esquerda afinou a pontaria contra o Governo no dia em que o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu chega a Portugal para encontros com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo e as autoridades portuguesas.

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda foi o primeiro a puxar pelo assunto, lembrando que o Reino Unido rejeitou ser "o cicerone da reunião de Benjamin Netanyahu com o Secretário de Estado norte americano":

"Porque é que Portugal se disponibilizou para esse papel? Porque dá carimbo de visita de Estado prevendo uma reunião com primeiro-ministro? Será que o governo Partido Socialista que reeditar o modelo da triste fotografia da Cimeira das Lajes? Eu creio que merecia melhor à escala global", criticou o deputado do Bloco de Esquerda.

Adiante no debate, Pedro Filipe Soares considerou mesmo "uma vergonha que Portugal se preste a esta fotografia".

"É absolutamente inaceitável dar cunho de visita de Estado a um político reconhecidamente corrupto, reconhecidamente criminoso de guerra", lamentou o deputado do Bloco aproveitando para deixar uma farpa para o PS.

"É ainda mais incompreensível no momento em que quem está à frente das Nações Unidas é o português António Guterres. É assim que se respeita este mandato? O Partido Socialista terá muito que alinhar internamente para chegar a algum tipo de conclusão", ironizou.

Bloco e PCP surgiram sintonizados nesta crítica e a deputada comunista Alma Rivera alertou que "não se pode ignorar a situação escandalosa em que Portugal se prepara para ser mais uma vez um cicerone no guião para a guerra, como foi com o Iraque".

O primeiro-ministro de Israel está hoje e quinta-feira, em Portugal, para encontros com o seu homólogo português, António Costa e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados