Para este simpatizante socialista, o presidente da República tem razão nas reservas quanto ao diploma e acusa os partidos açoreanos de «caprichismo radical».
No blog Causa Nossa, Vital Moreira realça que Cavaco Silva «fez um sério aviso à navegação sobre o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, no que respeita aos poderes presidenciais relativos às regiões autónomas».
Cavaco Silva fez uma declaração ao país em Julho sobre este tema, voltou a alertar para a mesma questão na sexta-feira na entrevista ao jornal Público e ao final da tarde do mesmo dia em Vila Real.
O professor universitário tem uma explicação para esta atitude socialista, entende que o PS está a agir por questões partidárias.
Para Vital Moreira é evidente que esta posição dos socialistas tem como objectivo «encalacrar o PSD», empurrar os sociais-democratas para uma situação difícil, entre o dilema de seguir as objecções do presidente da República ou manter-se firme na defesa das posições autonomistas.
Vital Moreira considera que os socialistas deviam estar acima destas questões e que deviam dar razão às objecções políticas de Cavaco Silva, pela simples razão de que são «pertinentes».
Contactado pela TSF, o porta-voz do PS, Vitalino Canas, não faz qualquer comentário.