- Comentar
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que "voltará a haver atualização anual de salários" da administração pública a partir do próximo ano. O valor da atualização vai depender das negociações com os sindicatos e da evolução da taxa de inflação.
Relacionados
Em caso de convite, António Costa terá "muito gosto" de visitar a Ucrânia

Leia também:
Costa anuncia que em 2023 "voltará a haver atualização anual dos salários"
Na mesma entrevista, o primeiro ministro afirma que o ex-Presidente da República Cavaco Silva "acabou de ter uma derrota no PSD e outra no país, é capaz de estar um pouco azedo".

Leia também:
Cavaco "acabou de ter uma derrota no PSD e outra no país, é capaz de estar um pouco azedo"
Sobre a polémica da ligação de João Leão ao financiamento do projeto do ISCTE, António Costa diz que o ex-ministro não tem "nada a ver" com o processo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Costa afasta ligação entre escolha de Leão para vice-reitor do ISCTE e financiamento de projeto
O próprio João Leão afasta-se da polémica. Segundo o ex-ministro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior submeteu apenas um projeto, o do ISCTE, para financiamento, e um processo referente a três Institutos Politécnicos.

Leia também:
Leão diz que Ministério da Ciência submeteu apenas projeto do ISCTE para financiamento
Na a abertura do ano judicial, o Presidente da República critica a justiça por continuar "lenta demais". Marcelo Rebelo de Sousa, ainda assim, reconheceu algumas mudanças positivas nos últimos anos.

Leia também:
"Mesmo para o seu tempo, a justiça continua lenta demais"
Outro dos acontecimentos do dia foi o debate do Programa de Estabilidade na Assembleia da República. O ministro das Finanças, Fernando Medina, criticou a direita por verem os impostos como uma solução para tudo.

Leia também:
Medina recusa que impostos sejam "alfa e ómega" e defende prudência orçamental
A um dia de Volodymyr Zelensky discursar no Parlamento português, o PCP, pela voz da líder da bancada parlamentar, anunciou que não vai participar na sessão. Paula Santos acusou a liderança ucraniana de ser "xenófobo e belicista".

Leia também:
"Poder xenófobo e belicista." PCP vai faltar ao discurso de Zelensky no Parlamento
Na Ucrãnia, o enviado especial da TSF, Rui Polónio, conta que Mykolaiv é uma cidade cada vez mais deserta. Quase 20 mil pessoas deixaram a cidade nas últimas horas, por causa dos bombardeamentos russos e da falta de água.

Leia também:
Reportagem TSF. "Espero que regressem ou mergulhem fundo na Europa. Talvez em Portugal"
Já o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu para ser recebido por Putin em Moscovo e por Zelensky em Kiev. O objetivo é discutir "passos urgentes" para travar a guerra.

Leia também:
Guterres pede para ser recebido por Putin em Moscovo e por Zelensky em Kiev
O líder ucraniano vai discursar na Assembleia da República esta quinta-feira e a TSF foi perceber o que Zelensky tem dito pelos parlamentos por onde já passou. Conheça as principais intervenções do Presidente da Ucrânia pelos 25 parlamentos estrangeiros por onde já passou.

Leia também:
As palavras mais marcantes de Zelensky nos parlamentos do mundo
Ainda na Ucrânia, os dois funcionários do jardim zoológico de Kharkiv que estavam desaparecidos desde março foram encontrados mortos. O Feldman Ecopark informa que os dois homens foram mortos a tiro por soldados russos.

Leia também:
Funcionários do zoo de Kharkiv encontrados mortos
Quinta-feira também é dia de clássico na Taça de Portugal. Na antevisão, os treinadores de FC Porto e Sporting começaram a aquecer o embate. Sérgio Conceição criticou o castigo aplicado a Pepe: "Não vale tudo para ganhar." Na resposta, Rúben Amorim disse que o técnico portista lhe dá "vontade de rir".

Leia também:
"Não vale tudo para ganhar." Sérgio Conceição diz que castigo de Pepe é "revoltante"

Leia também:
"Não vale tudo para ganhar?" Ruben Amorim diz que Sérgio Conceição lhe dá "vontade de rir"