Cerca de um mês depois do prazo inicialmente previsto, pode ler-se na nota da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) que «todos os interessados que o prazo de entrega de propostas do concurso 'Concessão RAV Lisboa-Poceirão (...) foi prorrogado, passando a data limite para a apresentação das mesmas para as 16:00 do dia 31 de Agosto».
O anúncio para o concurso foi publicado em Diário da República a 1 de Abril, definindo como prazo de apresentação das propostas 121 dias a partir dessa data.
Este foi o segundo concurso do projecto português de alta velocidade ferroviária a ser lançado e representa um investimento global de 1.928 milhões de euros.
Os consórcios liderados pela Brisa/Soares da Costa e pela Mota-Engil já anunciaram que estão na corrida à construção e exploração deste segundo troço da linha Lisboa-Madrid, que integra a construção da terceira ponte sobre o Tejo, que ligará Chelas ao Barreiro.
O primeiro concurso, referente à construção e exploração do troço Poceirão-Caia, está actualmente na fase final de avaliação das propostas dos dois consórcios finalistas, liderados pela Brisa/Soares da Costa e pela Mota-Engil, e o ministro das Obras Públicas já afirmou que o contrato de concessão só será assinado na próxima legislatura.