Projecto europeu pode estar em causa sem defesa do euro, diz Cavaco

Cavaco Silva admitiu que falta sentido estratégico à União Europeia e que existem «falhas de solidariedade quer dos Estados quer das instituições europeias».

O Presidente da República entende que o projecto europeu pode estar em causa se a Europa não se empenhar na defesa da moeda única e considerou que o euro é um instrumento decisivo para que a Europa enfrente o mundo.

Na sua intervenção na cerimónia dos 25 anos da adesão de Portugal e Espanha à CEE, Cavaco Silva reconheceu que falta sentido estratégico à União Europeia e que existem várias fraquezas.

«O que enfraquece a integração europeia é a falta de sentido estratégico e as falhas de responsabilidade e solidariedade quer dos Estados quer das instituições europeias», resumiu.

Para Cavaco Silva, para além do projecto social, está também em causa a competitividade da economia europeia confrontada com a economia global onde emergem novos e poderosos autores e onde se manifesta uma crescente agressividade concorrencial».

O chefe de Estado português defendeu ainda que deve ser revigorada a união económica que «tem sido o elo mais fraco da União Europeia» e o euro, pois, caso contrário, a «sobrevivência do projecto europeu pode estar em causa».

«É sabido que a integração europeia ao longo de mais de 50 anos sempre avançou em termos de crise, sempre encontrou resposta em termos de crise a que teve de fazer frente. Confio que assim será de novo agora», concluiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de