PS acusa PSD de «hipocrisia» no processo de designação dos novos juizes

O PS acusou hoje o PSD de «hipocrisia» no processo parlamentar de designação dos juízes para o Tribunal Constitucional, alegando que os sociais-democratas conhecem a candidatura de Conde Rodrigues desde janeiro e subscreveram a lista comum.

A posição foi transmitida pelo vice-presidente da bancada socialista António Braga, depois de o coordenador da Comissão Política Nacional do PSD, Jorge Moreira da Silva, ter afirmado que os sociais-democratas esperam que o PS apresente rapidamente o nome de um juiz para o Tribunal Constitucional, em substituição de Conde Rodrigues.

Jorge Moreira da Silva defendeu que «esta questão é apenas da responsabilidade do PS», porque «ficou combinado que o PS apresentaria o nome de um juiz» para o Tribunal Constitucional e depois «veio-se a verificar que o nome apresentado», do ex-secretário de Estado Conde Rodrigues, «não é o de um juiz».

Perante estas palavras, António Braga, dirigente da bancada socialista, acusou o PSD de hipocrisia.

«O PSD subscreveu a candidatura desde janeiro, portanto o que vem dizer é absolutamente a demonstração de um comportamento hipócrita. Nesta matéria, o PS aguarda a decisão da senhora presidente quanto à interpretação que a senhora presidente possa fazer da aplicabilidade dos critérios que a lei prevê para a apresentação de candidaturas para votação no parlamento ao Tribunal Constitucional», comentou.

«Evidentemente que se o PS apresentou este candidato é porque interpreta a lei no sentido em que ele e o seu currículo correspondem integralmente ao que é exigido», afirmou António Braga.

Questionado sobre as dúvidas da presidente da Assembleia da República, António Braga referiu quer «a quem cabe decidir cabe tomar uma decisão. Nessa perspetiva cabe à senhora presidente tomar uma decisão e não ter uma opinião».

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de