Justiça investiga importação ilegal de vacinas da gripe

Segundo o jornal Diário Económico, as vacinas são importadas de Espanha. O esquema envolve médicos, farmácias e distribuidores. O ministério admite riscos para a Saúde Pública.

O Ministerio Público está a investigar a importação ilegal de vacinas da gripe de Espanha para Portugal. A noticia é avançada pelo jornal Diario Económico e foi já confirmada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o jornal, este novo inquérito foi aberto pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e resulta de um outro ainda em curso relativo à falsa prescrição de medicamentos.

A nova investigação envolve médicos, farmacêuticos e distribuidores num esquema de importação ilegal de vacinas da gripe que passaria pela obtenção fraudulenta de comparticipações do Estado, já que as farmacias debitavam as marcas das vacinas mais caras prescritas pelos médicos e não as importadas de Espanha, que eram mais baratas.

O jornal adianta ainda que este esquema implicará também um risco para a saúde pública uma vez que as vacinas eram transportadas de Espanha para Portugal sem as devidas medidas de segurança, ou seja, sem refrigeração.

Perante isto, o Infarmed decidiu abriu um inquérito ao nível nacional, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde (MS).

A mesma fonte disse que o esquema foi detetado pelas autoridades após as buscas realizadas no âmbito da operação "Consulta Vicentina", liderada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e Polícia Judiciária e inserida no combate à fraude com receituário do Serviço Nacional de Saúde no passado dia 08 de janeiro, tendo sido aberto um inquérito na semana passada.

Fonte do Ministério disse ainda que o Infarmed vai avançar com uma ação ao nível nacional para averiguar outros casos semelhantes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de