De acordo com a edição desta segunda-feira do Diário de noticias, atualmente sete por cento dos doentes já fazem o tratamento em casa e o objetivo é duplicar esse valor.
Agora são 700 os doentes que dispensam a viagem ao hospital. No próximo ano podem ser 1400. Para isso já há mais médicos e enfermeiros a darem formação aos doentes.
A central de compras da saúde também já está a avançar com a aquisição de medicamentos e aprelhos nesta área.
Em declarações à TSF, o vice-presidente da Associação de Doentes Renais, admite que a realização dos tratamentos em casa tem várias vantagens. No entanto, Fernando Jorge deixa claro que esta ideia só poderá funcionar se forem dadas todas as condições de segurança aos doentes.
O Presidente do conselho de administração dos serviços partilhados do Ministério da Saúde disse ao DN que o processo é fácil e tem a vantagem de permitir ao doente escolher o momento em que faz o tratamento e fazer uma vida normal.
O Serviço Nacional de Saúde gasta cerca de 200 milhões de euros com doentes que necessitam de hemodiálise. Com o tratamento feito em causa seria obtida uma importante poupança sobretudo na despesa com transportes que, atualmente, pode representar 60 milhões de euros.
Notícia atualizada às 10h19