Ministra anuncia novas regras para contratação de funcionários hospitalares

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou esta segunda-feira uma alteração nos procedimentos para a contratação de funcionários hospitalares, garantindo porém que vão ser renovados os contratos dos enfermeiros que poderiam ser dispensados no próximo mês.

Em conferência de imprensa no Ministério da Saúde, Ana Jorge apresentou esta segunda-feira as dez primeiras medidas da tutela «para uma gestão mais eficiente do Serviço Nacional de Saúde» (SNS).

Entre essas medidas estão «as contratações de profissionais nos hospitais EPE (públicos com gestão empresarial) que tenham resultados líquidos negativos passam a estar sujeitas a aprovação prévia e casuística da ministra da Saúde», assim como «a contratação de profissionais de saúde já integrados no SNS para outras unidades de saúde».

A ministra adiantou, porém, que não está incluída neste plano a situação dos médicos que pediram reforma antecipada e que as negociações com os sindicatos dos profissionais da saúde ainda estão a decorrer.

Questionada pelos jornalistas, Ana Jorge garantiu ainda que vão ser renovados os contratos dos mais de dois mil e quinhentos enfermeiros, que poderiam ser dispensados em Junho.

«Aquilo que está previsto é que esses contratos que acabam em Junho vão ser prolongados até ao final dos concursos que estão a decorrer», respondeu a ministra da Saúde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de