Portugueses pouco informados sobre prevenção de infecções respiratórias

Apesar das campanhas de vacinação contra a gripe, um em cada quatro portugueses não sabe como prevenir as infecções respiratórias.

Esta é a principal conclusão de um estudo sobre as atitudes e conhecimentos dos portugueses no âmbito do lançamento oficial do site Respira Saúde.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia considerou «um pouco estranho» o resultado do estudo, face a «todas as campanhas que têm sido feitas».

Carlos Robalo Cordeiro, que falava à TSF, mostrou-se ainda preocupado e lembrou que «há todos os anos mais de mil óbitos relacionados com as gripes sazonais».

A gripe sazonal afecta entre 700 mil a um milhão de portugueses todos os anos. Por isso, Robalo Cordeiro lembrou que a vacina é recomendada para os doentes crónicos, mais velhos e para as crianças com risco de doenças respiratórias.

Numa altura em que as temperaturas começam a baixar, há outros cuidados que não devem ser esquecidos, como regras mínimas de higiene, «evitar diferenças de temperaturas» e «beber bastantes líquidos», alertou.

O tabaco é apontado como a principal causa para as infecções respiratórias, mas as alergias, mudanças no tempo e exposição a ambientes de risco, como os hospitais, são outras das causas identificadas neste estudo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de