Na página da PSP, a onda de indignação é mais visível na resposta a um comunicado no qual a polícia procura explicar com mais detalhe o que aconteceu em Guimarães, antes e depois do jogo, e em Lisboa, nos festejos na zona do Marquês.
Relacionados
MAI: "Não pode nem deve haver julgamentos na praça pública"
IGAI admite suspensão preventiva do subcomissário de Guimarães
Amnistia Internacional defende entidade externa ao MAI para investigar ação policial
No comunicado a PSP "lamenta que os eventos festivos tenham degenerado em situações de violência" e que estes, de acordo com a polícia, tenham "exigido a intervenção policial para repor a ordem pública e garantir a segurança de pessoas e bens".
Palavras que não serenam os ânimos e os protestos avolumam-se. Ricardo Freitas pergunta na página da PSP "e quem era o louco que cuspiria num policia rodeado de uma centena deles?isto é ridículo por parte do policia.nem um demente o faria... TENHO VERGONHA QUE OS MEUS IMPOSTOS PAGUEM ORDENADO DESTE SENHOR". Um comentário com mais de 200 "likes". Mas nem é esse o mais apoiado.
Um dos vídeos partilhados no Facebook tem quase dois milhões de visualizações, mil comentários e já foi partilhado mais de 50 mil vezes. Números que põem a nu o sentimento de muitos daqueles que viram as imagens. Houve mesmo quem já tivesse criado uma página no Facebook que pede uma punição exemplar para o agente da PSP que esteve na origem da polémica.
Miguel Pires outro cidadão que optou por deixar claro, no Facebook, que "enquanto cidadão, filho e pai também, tenho que continuar a ensinar aos meus filhos que é aos policias e às forças de segurança que devem pedir ajuda sempre que precisarem!". Já em relação ao agente em questão, Miguel Pires é menos complacente e afirma que "este oficial, não merece envergar uma farda pois não dignifica nem a mesma nem os valores que a representa pelo que expresso aqui o apelo para que seja retirado de funções".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Na página da PSP no Facebook é muito fácil encontrar comentários de gente que se queixa da atitude da polícia mas também há quem dê o benefício da dúvida. Gonçalo Vareira é exemplo disso ao escrever "Esperemos que o inquérito em causa ao agente que interveio em Guimarães seja conduzido de forma imparcial e apure a verdade dos factos".
No entanto, nem todos os polícias envolvidos no caso à saída do estádio de Guimarães estão a ser alvo da indignação. Um agente em particular, que foi o primeiro a aproximar-se do filho de José Magalhães e o segura para o acalmar, está a receber o agradecimento e os parabéns de muita gente pelo forma como agiu. No momento em que partilhou a fotografia Daniel Oliveira escreveu que "a esperança nisto tudo talvez resida em haver, tantas vezes na vida, tão próximo de uma brutalidade, um abraço". Uma imagem que vale por 32 mil "likes" e 5 mil partilhas.