O ministro da Administração Interna assegurou, esta segunda-feira, que os polícias, ao contrário de outros funcionários públicos, têm subsídios actualizados, sendo que alguns deles até serão aumentados.
Na inauguração de duas novas esquadras no Porto, Rui Pereira lembrou que os «homens e mulheres que servem nas forças de segurança merecem uma atenção especial, por isso, este ano estamos a actualizar o suplemento das forças de segurança».
Na véspera de uma manifestação polícias afectados à ASPP, o titular da pasta da Administração Interna garantiu que este suplemento aumentará de «14,5 para 20 por cento das remunerações no prazo de três anos e mesmo este ano aumenta 1,5 por cento».
«O suplemento de fardamento que, no ano passado, era de 60 euros aumenta este ano para 150 euros. Este ano começou a ser pago pela primeira vez, porque não existia, um suplemento para a investigação criminal», acrescentou.
Rui Pereira indicou ainda que «estão abertos concursos de promoções e não estão, ao contrário do que se disse, certamente por engano, congelados nem parados» e que «em alguns casos, estamos a considerar a necessidade valorizar as carreiras policiais».
Ao abrir a 8ª Esquadra do Bom Pastor e ao inaugurar a remodelada 15ª Esquadra da Foz, num investimento total de dois milhões de euros, Rui Pereira considerou que este «trata-se de um esforço completamente racional».
«Não podemos descorar as áreas de soberania, a área de segurança, que corresponde a um direito fundamental de todos os cidadãos», acrescentou.
No distrito do Porto, serão brevemente inauguradas as esquadras do Viso e da Afurada, prevendo-se ainda a remodelação de várias infraestruturas degradadas da PSP.