A pandemia ajudou as abelhas? Pelo menos parece ter incentivado o consumo de mel

Dia Mundial das Abelhas assinala-se esta quarta-feira.

Ao que tudo indica, o consumo de mel aumentou nos últimos meses, um período habitualmente fraco para o setor.

Em entrevista à TSF durante a cresta, enquanto retirava favos de mel das colmeias, Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) explica que a pandemia parece ter ajudado as abelhas.

Apesar de não conseguir quantificar, o apicultor garante que o consumo de mel aumentou durante primeiros meses do ano, geralmente "mortos em termos de circulação e venda de mel", depois do maior consumo no Natal.

"E bom para quem consome e para quem produz, é bom para o mercado e para o país, que aufere mais alguns euros - bem necessita deles", sublinha Manuel Gonçalves.

O presidente da FNAP garante ainda que este ano há mais insetos nos campos do que em anos anteriores, e não só abelhas.

Manuel Gonçalves nota que a poluição atmosférica diminuiu durante a pandemia de Covid-19, e consequentemente as plantas estão a polinizar mais , mas não arrisca a estabelecer uma ligação direta ao aparente aumento do número de insetos - só os especialistas o poderão confirmar, ressalva.

O ano arrancou com chuva suficiente, o país não está em situação de seca, e há condições de humidade "boas para a produção de mel", destaca ainda.

Por esta altura do ano surge, por outro lado, o principal inimigo das abelhas: a vespa asiática. "Os colegas apicultores do Minho já estão começar a ter problemas com ela", conta Manuel Gonçalves.

Não é possível erradicar esta espécie, mas os apicultores descobriram a sua forma de atuar e mantêm a população de vespas asiáticas sob controlo com recurso a armadilhas, durante o período de nidificação, para evitar a propagação.

Em Portugal existem cerca de 12 mil apicultores, com 800 mil colmeias, que produzem anualmente 11 toneladas de mel. As exportações deste produto captam 24 milhões de euros.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de