Açores sem tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

José Manuel Bolieiro fala de uma questão de coerência devido à proibição de festividades.

O Governo dos Açores não vai conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, por "coerência" com as medidas de combate à pandemia da Covid-19 no arquipélago, anunciou esta quarta-feira o presidente do executivo, José Manuel Bolieiro.

"Somos coerentes com as nossas decisões. Como se sabe, relativamente ao momento epidemiológico dos Açores, a nossa opção foi, em Conselho de Governo passado, proibir festividades de Carnaval", começou por dizer, em declarações disponibilizadas pelo executivo.

E concluiu: "Por coerência, não havendo festividades porque estão proibidas no Carnaval, o Conselho do Governo, daqui a partir do Corvo, tomará essa decisão de comunicar que não haverá tolerância de ponto e, portanto, seguiremos a normalidade da vida".

O social-democrata falava no Corvo, uma vez que o governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM está a realizar uma visita estatutária à ilha mais pequena do arquipélago.

A 10 de fevereiro, o secretário da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, anunciou que não vão ser permitidos "quaisquer festejos, celebrações" ou eventos de Carnaval, entre 25 de fevereiro a 01 de março, devido à pandemia de covid-19.

Já em 2021, o Governo Regional tinha decidido não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, devido à situação pandémica.

A nível nacional, os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, de acordo com um despacho do primeiro-ministro.

Numa nota do executivo enviada à agência Lusa lê-se que, "pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, o Governo decidiu, através de despacho assinado pelo primeiro-ministro [António Costa], conceder tolerância de ponto no próximo dia 01 de março".

Na mesma nota refere-se que "em Portugal existe uma tradição consolidada de organização de festas neste período" do Carnaval.

Os Açores registam hoje 671 novos casos positivos de covid-19, um óbito e 39 pessoas hospitalizadas, três das quais em cuidados intensivos, revelou a Autoridade Regional de Saúde.

Na mais pequena ilha do arquipélago, o Corvo, que se tem mantido quase sempre sem infeções desde o início da pandemia, e não tinha registo de nenhuma na terça-feira, foram diagnosticados 20 casos nas últimas 24 horas.

Atualmente, há 6.142 casos positivos ativos na região. Estão hoje internadas menos duas pessoas do que na terça-feira, de acordo com o boletim da Autoridade Regional.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de