- Comentar
Gago Coutinho é considerado um dos maiores nomes da Marinha que contribuiu para revolucionar a navegação aérea. Martins Guerreiro, almirante da Marinha e um dos capitães de Abril, encabeça a lista de um movimento que considera que o aeroporto internacional de Faro devia chamar-se "Almirante Gago Coutinho". À semelhança do que acontece em Lisboa com o aeroporto Humberto Delgado ou no Porto, com o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Na opinião do Movimento de cidadãos, Gago Coutinho tem mérito suficiente para dar nome ao aeroporto internacional da capital algarvia. "Eles [Gago Coutinho e Sacadura Cabral] voltaram a colocar Portugal no século XX na fronteira do conhecimento, tal como tinham feito os navegadores dos Descobrimentos", salienta.
Ouça aqui a reportagem da TSF
Gago Coutinho, que tem raízes algarvias (os seus pais eram naturais da região), e Sacadura Cabral empreenderam a primeira viagem aérea no Atlântico, ligando Portugal ao Brasil. E tudo devido à adaptação às viagens aéreas do sextante utilizado no mar e a um aparelho concebido por Gago Coutinho para corrigir o rumo do avião devido aos ventos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Rui Cabrita, oficial da Marinha que também faz parte do movimento, lembra que Gago Coutinho, como navegador e Sacadura Cabral, como piloto, "conseguiram inovar". "Pela primeira vez a navegação aérea foi feita por métodos científicos", salienta.
Embora nada ainda tenha sido decidido sobre atribuir o nome de Almirante Gago Coutinho ao aeroporto de Faro, várias assembleias municipais da região já aprovaram a proposta e o Governo confirmou à TSF que está a avaliar o processo.
Martins Guerreiro acredita que o assunto vai mesmo para a frente e que o Governo irá acolher a ideia. "Não tenho qualquer dúvida, o Governo sabe quem foi Gago Coutinho", afirma. Além disso, para este antigo militar, será uma forma de levar a que quem aterra no aeroporto de Faro "saiba que Portugal não é um país de gente atrasada e que deu muitos contributos para o avanço da ciência", exclama.
O movimento que junta nomes como os de Carlos Brito e Luís Filipe Madeira, antigos deputados do Algarve no Parlamento, pretende também que no aeroporto de Faro seja criado um museu com as invenções de Gago Coutinho e sobre o que foi a travessia aérea do Atlântico Sul.